Página inicial

 

Mosteiro da Imaculada
Conceição e São José


Entrada Vicinal Maria Domingues Verissimo, s/n / Chacara Santa Beatriz da Silva - Piratininga / SP
Tel.: ( 14 ) 3265–1624 - Cep : 17490-000

 

Oração

A Oração é a vida do coração novo e deve nos animar a cada momento. Contudo, devido a nossa frágil condição humana, muitas vezes esquecemo-nos Daquele que é a nossa Vida e o nosso Tudo. A Oração é sobretudo uma procura da Presença do Senhor. O espírito procura compreender à Luz da Fé, a fim de aderir e responder ao que o Senhor clama no íntimo de nossa alma.


Portanto a Vida da Monja, é marcada pela Oração, pelo diálogo com Deus, que acontece em vários momentos do dia, em Comunidade e individualmente :

 

  • Oficio Divino
  • Meditação da Palavra
  • Santa Missa

A Vida da Monja é uma contínua transformação, convertendo o seu viver ao Viver de Cristo, em atitude de intercessão por toda a humanidade.

Ofício Divino

Para estimular e nutrir essa Presença do Senhor, as Monjas são chamadas ao Louvor ao Criador desde o nascer ao pôr do sol e esta Oração Litúrgica, não o fazem por si mesmas, mas em nome de toda a Igreja e pela humanidade. Por isso, elevam salmos e hinos de louvor e gratidão ao Senhor na Liturgia das Horas, 7 vezes durante o dia , comunitariamente.Portanto o Mosteiro é um recanto de Oração, é o Lugar da Casa de Deus e oferece um ambiente propício, para todos os fiéis freqüentadores, que desejam crescer na oração pessoal, na meditação da Palavra e ficar aos pés do Senhor , no Santíssimo Sacramento como verdadeiros adoradores.

Meditação da Palavra

Os Monges e Monjas, desde suas origens, buscam viver este dom da Oração,iluminados pela Luz das Sagradas Escrituras. A meditação assídua da Palavra, é a chave para o aprofundamento e conhecimento do Senhor e da realização de Sua Vontade em nossa vida.Esta meditação a monja aprende a realizar em 4 etapas:

Lectio: Leitura e aprofundamento da Palavra

Meditatio: Meditação da Palavra, a Monja confronta o texto Sagrado com sua vida

Oratio: Iluminada pela Palavra, pede a Graça do Senhor para a sua transformação e conversão.

Contemplatio: Com o coração humilde e feliz, a Consagrada se deixa amar pelo Senhor e o ama na plenitude de sua entrega, sendo dócil aos apelos do Senhor.

É na Oração e meditação, que a Monja encontra força, para transformar sua vida , à Vida de Cristo, fazendo dela uma nova criatura, liberta de tudo aquilo que a impede de ser livre na Vida da Graça, à Luz da Fé.

Santa Missa

Na Eucaristia, o Sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros de seu Corpo Místico. A vida dos Consagrados , com tudo aquilo que realizam: seus louvores, suas orações, seus trabalhos e sofrimentos, são unidos aos de Cristo e à sua Oferenda Total, e adquirem assim um valor novo.

A Consagração da Religiosa ao Senhor é uma oferenda permanente, que diariamente com Jesus, no momento do Santo Sacrifício da Missa, a Monja se oferece com Jesus ao Pai e em uma só oferenda, pela salvação do mundo. As Monjas unidas a Cristo, são como a gota de água que se adiciona ao Cálice com Vinho e se deixam diluir na Essência de Cristo, na Unidade do Espírito Santo e em Louvor ao Pai.

A Monja Concepcionista Franciscana, faz de sua vida uma Oração de entrega ao Senhor:

“ ... A entrada nesta Ordem é uma singular oferta, que a Nosso Redentor e a Sua Gloriosa Mãe se oferece, dando-se a Ele, com corpo e alma em hóstia viva ” Santa Regra II

No Coração da Igreja:  Somos Intercessoras

A Intercessão é uma oração de súplica ao Senhor, que ora em favor do outro, ou seja, é a expressão da união e da comunhão dos santos.Desde Abraão, Moisés, David, Judite, Éster e inclusive Nossa Senhora, procuraram interceder em favor do povo e não buscavam os seus próprios interesses, mas sobretudo os dos outros (Fl 2, 4).

A Religiosa Contemplativa, tem através do seu Viver Orante uma presença muito útil e portadora de transformação, pela sua Ação Intercessora, junto aos que lutam e sofrem. Lembremos da passagem em que Moisés orando ao Senhor, alcançou a vitória para Josué e os guerreiros que lutavam na planície, tanto assim que quando Moisés descia os braços orantes, os inimigos prevaleciam (Ex 17, 8-13)

A Monja faz do seu viver uma Oração viva na presença de Deus, tal como uma vela acesa sobre o altar. Oração existencial, vidas transformadas pela Fé e pelo Amor a Deus.

Além do mais, temos exemplo do próprio Cristo que consagrou à oração, no silêncio de Nazaré, 30 anos de sua vida terrena. E até mesmo durante a vida pública, Jesus passava muitas noites em oração; sendo o seu conselho categórico: “ Orai sem cessar” (Lc 18,1) .

Portanto, é na Oração que a Monja encontra força, para transformar sua vida à Vida de Cristo, fazendo dela uma nova criatura, liberta de tudo aquilo que a impede de ser livre na Vida da Graça,à Luz da Fé.



"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna. - João 3:16"